sábado, 30 de abril de 2011

Comunicação Organizacional

Primeiramente, para falar sobre a comunicação organizacional, é necessário conceituá-la. Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. A Comunicação Organizacional está interligada com as Relações Institucionais, e, a seguir, veremos alguns aspectos em comum entre ambas.

 No âmbito das Relações Institucionais, a comunicação organizacional, faz-se presente no planejamento externo de práticas de comunicação, para promover uma melhor relações com as demais organizações presentes no mercado  e os seus clientes. No no campo de planejamento interno, a Comunicação Organizacional relaciona-se com as Relações Institucionais no quesito de uma maior singergia entre os membros da instituição em questão.

Assim como nas Relações Institucionais, o profissional mais preparado para fazer a Comunicação Organizacional de uma determinada empresa, é o comunicador especialista em Relações Públicas, mas também pode estar presente nessa área profissionais do jornalismo institucional e publicitários.

Por fim, é importante ressaltar que a comunicação se faz presente através também da imagem, então seria importante ressaltar que a área da Comunicação Organizacional, assim como das Relações Intitucionais, tem que levar em conta o estudo do Marketing Empresarial (assunto que será abordado num futuro post).

Fonte do conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_organizacional

Gabriel Elias Gomes Marambaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário