domingo, 22 de maio de 2011

Os Meios que levam à Comunicação Institucional

A imagem e a identidade da organização são traçadas a partir das relações institucionais da mesma, interna e externa. É importante então saber quais são os métodos para estabelecer essa comunicação institucional.

Para atender o principal objetivo da comunicação institucional (estabelecer relações duradouras com seus públicos), uma grande ferramenta é a aplicação de questionário e relatórios para identificar necessidades dos "clientes" da organização. Abaixo serão relatados os outros métodos que possibilitam a comunicação institucional, com um breve comentário sobre cada um deles.

  • Relações Públicas - Esta é a "ferramenta" de suma importância na comunicação institucional, é utilizada por um profissional que está empenhado em identificar os problemas da organização e administrá-los frente ao seu público (interno ou externo) para assim manter as relações de forma saudável. A comunicação institucional, através do relações públicas, é utilizada com suporte de outras ferramentas da comunicação, como os questionários de opinião, citados acima.
  • Assessoria de Imprensa - Participa da definição das estratégias de comunicação. É a assessoria de imprensa que identifica os meios de comunicação e os tipos de informação relevantes ao interesse da organização.
  • Responsabilidade Socio-Empresarial - O SRE está na "moda" e as empresas estão aderindo em massa. Através do SRE, a organização recebe credibilidade frente à sociedade, melhorando sua imagem e tendo um retorno financeiro.
  • Marketing Socio-Cultural - A primeira diz respeito à programas e práticas sociais com ou sem fins lucrativos, e a útlima diz respeito ao incentivo (propagação) e patrocínio da cultura.
Em conjunto, todas essas ferramentas dão à organização  uma grande base para a comunicação institucional, melhorando sua imagem interna e externa perante seu público.


Fontes:
http://acompasso.blogspot.com/2009/05/instrumentos-da-comunicacao.html
http://br.monografias.com/trabalhos3/gestao-comunicacao-organizacional/gestao-comunicacao-organizacional2.shtml

Gabriel Marambaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário