Neste Blog, já discutimos o conceito, a importância e diversos exemplos da necessidade das Relações Institucionais. Mas, como ocorre este diálogo entre as diversas instituições? As Relações Institucionais se baseiam na comunicação oral e, principalmente, escrita. A comunicação escrita possui certa importância a mais que a comunicação oral pois aquela é mais formal, e na estrutura burocrática e jurídica da atualidade, é de vital importância a formalidade em prol da organização.
Redação é todo e qualquer texto redigido, podendo ser utilizado em diversos contextos e estilos, como redações colegiais, jornalísticos, literários, poéticos, empresarial, entre outros. Este último estilo é muito utilizado como ferramenta na comunicação escrita nas empresas e instituições.
Percebe-se, então, a necessidade de se utilizar da Redação Empresarial no contexto das Relações Institucionais visando a clareza proporcionada por este estilo, pois nas diversas realidades institucionais, deve-se ter textos claros e precisos, que não permitam interpretações outras que não aquela pretendida por quem escreveu. Para isto, a linguagem deve ser objetiva, passando apenas as informações necessárias, sem se utilizar de recursos estilísticos, mantendo sempre a impessoalidade e a simplicidade. Ou seja, deve-se escrever de maneira simples, sucinta e direto ao ponto de modo a evitar a possível ambiguidade. A Redação Empresarial também se preocupa com a estética, mantendo o texto com uma estrutura bem organizada e dentro de um padrão. O texto também tem que ser capaz de atrair e captar a atenção de quem ler.
Existem diversos cursos no mercado que ensinam como a Redação Empresarial deve ser feita, ensinando inclusive como escrever emails profissionais.
Segue em anexo o conteúdo programático do curso de Redação Empresarial Moderna, do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada:
- "Comunicação escrita e imagem pessoal: a importância de escrever bem;
- Princípios de eficácia da comunicação escrita: objetividade, clareza, brevidade, organização, coesão, correção;
- Os tipos de discursos presentes na comunicação empresarial: descrição, narração e argumentação
- A importância do planejamento para uma comunicação escrita eficaz;
- Etapas para um planejamento eficaz;
- Organização das ideias: padrões que favorecem a compreensão da mensagem;
- Clareza e a escolha de palavras:
Itens que devem ser evitados: verbos e palavras curingas, palavras imprecisas, expressões informais
Estratégias de persuasão e impessoalização que favorecem a clareza;
O uso adequado de estrangeirismos e de jargões técnicos. - Técnicas para tornar um texto conciso: ampliação do vocabulário, evitar queísmo e chavões, verbosidade, filtrar e organizar informações;
- Armadilhas da concisão: texto excessivamente direto, falta de elementos de realce, falta de clareza e escrita telegráfica;
- Ligação das ideias: os elementos de coesão;
- Os tipos de textos empresariais e suas principais características (emails, relatórios, atas, memorandos, comunicados)
- Tipos de relatório (comercial, de visita, técnico) e suas estratégias de redação
- A estruturação de um relatório
- A comunicação empresarial via e-mail;
- Como elaborar e-mails de acordo com a Netiqueta;
- E-mail: redação do campo "assunto" e do corpo da mensagem;
- E-mail: regras para uso de cópia oculta e múltiplos destinatários;
- Insumos gramaticais - regras básicas para garantir a boa qualidade das redações (vocabulário, pontuação, ortografia - incluindo a nova ortografia da língua portuguesa, concordância, uso correto dos pronomes)."
Referências:http://www.escreverbem.com.br/index.php?lingua=1&pagina=reda_empres http://www.escreverbem.com.br/index.php?lingua=1&pagina=reda_empres :
Caio Jatahy
Nenhum comentário:
Postar um comentário