domingo, 29 de maio de 2011

Relações Institucionais X Redação Empresarial

     Neste Blog, já discutimos o conceito, a importância e diversos exemplos da necessidade das Relações Institucionais. Mas, como ocorre este diálogo entre as diversas instituições? As Relações Institucionais se baseiam na comunicação oral e, principalmente, escrita. A comunicação escrita possui certa importância a mais que a comunicação oral pois aquela é mais formal, e na estrutura burocrática e jurídica da atualidade, é de vital importância a formalidade em prol da organização.
      Redação é todo e qualquer texto redigido, podendo ser utilizado em diversos contextos e estilos, como redações colegiais, jornalísticos, literários, poéticos, empresarial, entre outros. Este último estilo é muito utilizado como ferramenta na comunicação escrita nas empresas e instituições.
     Percebe-se, então, a necessidade de se utilizar da Redação Empresarial no contexto das Relações Institucionais visando a clareza proporcionada por este estilo, pois nas diversas realidades institucionais, deve-se ter textos claros e precisos, que não permitam interpretações outras que não aquela pretendida por quem escreveu. Para isto, a linguagem deve ser objetiva, passando apenas as informações necessárias, sem se utilizar de recursos estilísticos, mantendo sempre a impessoalidade e a simplicidade. Ou seja, deve-se escrever de maneira simples, sucinta e direto ao ponto de modo a evitar a possível ambiguidade. A Redação Empresarial também se preocupa com a estética, mantendo o texto com uma estrutura bem organizada e dentro de um padrão. O texto também tem que ser capaz de atrair e captar a atenção de quem ler.
      Existem diversos cursos no mercado que ensinam como a Redação Empresarial deve ser feita, ensinando inclusive como escrever emails profissionais.

Segue em anexo o conteúdo programático do curso de Redação Empresarial Moderna, do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada:

  • "Comunicação escrita e imagem pessoal: a importância de escrever bem;
  • Princípios de eficácia da comunicação escrita: objetividade, clareza, brevidade, organização, coesão, correção;
  • Os tipos de discursos presentes na comunicação empresarial: descrição, narração e argumentação
  • A importância do planejamento para uma comunicação escrita eficaz;
  • Etapas para um planejamento eficaz;
  • Organização das ideias: padrões que favorecem a compreensão da mensagem;
  • Clareza e a escolha de palavras:
    Itens que devem ser evitados: verbos e palavras curingas, palavras imprecisas, expressões informais
    Estratégias de persuasão e impessoalização que favorecem a clareza;
    O uso adequado de estrangeirismos e de jargões técnicos.
  • Técnicas para tornar um texto conciso: ampliação do vocabulário, evitar queísmo e chavões, verbosidade, filtrar e organizar informações;
  • Armadilhas da concisão: texto excessivamente direto, falta de elementos de realce, falta de clareza e escrita telegráfica;
  • Ligação das ideias: os elementos de coesão;
  • Os tipos de textos empresariais e suas principais características (emails, relatórios, atas, memorandos, comunicados)
  • Tipos de relatório (comercial, de visita, técnico) e suas estratégias de redação
  • A estruturação de um relatório
  • A comunicação empresarial via e-mail;
  • Como elaborar e-mails de acordo com a Netiqueta;
  • E-mail: redação do campo "assunto" e do corpo da mensagem;
  • E-mail: regras para uso de cópia oculta e múltiplos destinatários;
  • Insumos gramaticais - regras básicas para garantir a boa qualidade das redações (vocabulário, pontuação, ortografia - incluindo a nova ortografia da língua portuguesa, concordância, uso correto dos pronomes)."


    Referências:


    Caio Jatahy

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