sábado, 18 de junho de 2011

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa é o órgão comunicativo responsável pela construção e manutenção do relacionamento da pessoa física ou jurídica junto à imprensa, com o objetivo de tornar a corporação e seus produtos/serviços reconhecidos no mercado.

No Brasil, os profissionais que realizam a função de assessoria de impresa geralmente são formados em Relações Públicas ou Jornalismo. A imprensa Brasileira detém um potencial de força difusora, atingindo principalmente pessoas que exercem maior influência sobre as demais, interferindo na formação da opinião pública. O trabalho de assessoria de imprensa baseia-se no desenvolvimento e na gestão do relacionamento dos clientes com os vários segmentos da imprensa, tornando os porta-vozes da empresa fontes de informação respeitadas e requisitadas. 

Objetivos gerais:

• Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
• Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.
• Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.
• Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas pró-ativas junto à estrutura midiática.
• Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa. (apud http://pt.wikipedia.org/wiki/Assessoria_de_imprensa)
Alguns termos em Assessoria de Impresa:
• Press release: documentação pública oficial divulgada por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não.
• Press-kit: pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros itens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.
• Mala Direta: lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.
• Entrevistas coletivas: Em casos que uma declaração, opinião ou anúncio do assessorado seja de interesse para um número significativo de veículos de imprensa ou para a mídia em geral, as assessorias de imprensa convocam entrevistas coletivas, que são eventos nos quais o assessorado (ou um representante institucional) é entrevistado ao mesmo tempo por vários órgãos de imprensa e veículos de mídia.

http://www.dueimprensa.com.br/assessoria.htm
http://www.tramaweb.com.br/assessoria_de_imprensa.aspx
DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento em comunicação

Camila Rogerio

Nenhum comentário:

Postar um comentário