segunda-feira, 20 de junho de 2011

Responsabilidade Sócio-Empresarial

O mundo globalizado em que vivemos necessita de novos métodos de gestão de modo que o comportamento voltado ao lucro é parcialmente substituído pela busca da sustentabilidade entre as organizações. de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. O desenvolvimento empresarial sustentável assegura em seus negócios um horizonte bastante amplo, que engloba e assegura os direitos da sociedade, econômicos, culturais e ambientais. A partir desse pressuposto, foi criada a sigla RSE.

Responsabilidade sócio-empresarial é a forma de gestão que se define pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Vale ressaltar que não deve ser avaliado em tais aspectos apenas o produto final, e sim todas as etapas do processo de produção – consumidores e fornecedores também se incluem.
Além disso, é baseada na relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Sendo assim, as empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas, e sim aos seus funcionários e à sociedade como um todo com que opera.
As vantagens na prática do RSE não estão apenas ligadas à escassez de recursos naturais, sendo mais abrangente, levando à parcerias possivelmente duradouras, além da efetiva promoção da imagem da empresa de forma positiva. Como ressalva, tem-se a produção (por enquanto) voluntária de relatorios anuais de atividades da empresa, de forma à deixar a transparencia para com à sociedade clara e objetiva.

Fontes:
http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx
http://www.responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view.php?id=1
Camila Rogerio

Nenhum comentário:

Postar um comentário