A Comunicação Organizacional é composta por: Comunicação Institucional (Relações Públicas); Comunicação Interna (Comunicação Administrativa) e Comunicação Mercadológica (Marketing).
Para as organizações em geral, é muito importante a integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento do conceito institucional , mercadológico e corporativo junto a toda a sociedade. É preciso incorporar a idéia de uma comunicação globalizante, que nos ajude a compreender e acompanhar o ritmo acelerado das mudanças no Brasil e no mundo.
O que Marketing Cultural tem a ver com o tema Comunicações (Relações) Institucionais? O contexto de Marketing Cultural está inserido na ideia de Comunicação Institucional como pode ser visto no diagrama abaixo:
O que é portanto o Marketing Cultura? Bem.. é uma ferramenta muito interessante utilizada pelas empresas através do financiamento da cultura, através de patrocínios de filmes, por exemplo. Nos meios atuais é uma ferramente que se faz necessária devido à 3 pontos interessantes: Necessidade de diferenciação das marcas; Diversificação do mix de comunicação das empresas; Necessidade de posicionamento das empresas como socialmente responsáveis.
As vantagens sob o ponto de vista institucional no investimento em cultura vem do ponto de vista mercadológico, pensando de forma mercadológica, o investimento em cultura promove uma boa imagem institucional da empresa e sua aceitação perante o público-alvo tende a aumentar.
A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultural, ela está fazendo marketing cultural. O importante é que a ação de marketing deve se encaixar perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado.
Gabriel Marambaia
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