segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estratégia

O que é estratégia?

Estratégia segundo (Mintzberg) trata-se da " Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
A palavra vem do grego stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general").
Em termos organizacionais, a estratégia passa pela mobilização de recursos para atingir objectivos, definindo um plano para o futuro.

Uma palavra que é conhecida por muitos, e sempre relacionada a forma como articular decisões de maneira à obter desempenho eficiente ou excelente em algo que possa ser executado. Mas o conceito de estratégia em si, é muito amplo. Para esclarecer esse conceito um pouco irei descrever abaixo cinco modelos diferentes de conceitos, baseados no livro "Ascenção e queda do planejamento estratégico" de Mintzberg, onde o autor ressalta que cada uma das definições que conceituam o termo estratégia, são complementares.

1) Estratégia como Plano: Aqui a estratégia é entendida como sendo um curso de ação, algo intencional e planejado, através do qual se buscam objetivos pré-determinados. É a interpretação mais comum do termo;
2) Estratégia como Trama: A estratégia pode ser aplicada com a finalidade de confundir, iludir ou comunicar uma mensagem, falsa ou não, aos concorrentes;
3) Estratégia como Padrão: Quando um determinado curso de ação traz resultados positivos, a tendência natural é incorporá-lo ao comportamento. Se, como plano, as estratégias são propositais ou deliberadas, como padrão as estratégias são emergentes, surgindo sem intenção;
4) Estratégia como Posição: Aqui a organização busca, no nicho ou indústria em que atua, um posicionamento que lhe permita sustentar-se e defender sua posição. Refere-se a como a empresa é percebida externamente, pelo mercado;
5) Estratégia como Perspectiva: Refere-se ao modo como a organização se percebe frente ao mercado. Tem relação com a cultura, a ideologia e a percepção interna da organização.

Mas o que isso tem a ver com as Relações Institucionais? Calma.. segue abaixo uma reportagem que encontrei enquanto navegava pela rede em busca de algo sobre o tema, não é muito atualizada, mas poderemos relacionar na prática como acontece a "relação" entre estratégia e relações institucionais :

Importância estratégica

As relações institucionais constituem o cerne da vida política e devem refletir os avanços experimentados pela consolidação da democracia brasileira.
A importância estratégica das relações institucionais consiste em fortalecer o Estado brasileiro em sua forma democrática, republicana e federativa, construindo, nos seus espaços de articulação e de diálogo social, a governança necessária para realizar o projeto de desenvolvimento nacional. As relações institucionais permitem ao governo federal dialogar com os parlamentares, partidos políticos, demais entes federativos, lideranças empresariais, movimento sindical e instituições do terceiro setor, e assim promover a articulação necessária para realizar reformas institucionais e criar condições para o crescimento econômico, com distribuição de renda e inclusão social, geração de empregos e oportunidades de trabalho para todos.
Nesse sentido, o diferencial estratégico das relações institucionais é promover relações baseadas no diálogo, na cooperação e na solidariedade.
As relações institucionais são primordiais para manter o equilíbrio do pacto federativo e da tripartição dos poderes, regulando os conflitos políticos entre os entes federativos, no parlamento e entre as classes sociais, de forma estruturada e pacífica, segundo regras claras, e de acordo com a vontade cidadã.
Com vistas à consecução desses objetivos, o governo federal conta com a Secretaria de Relações Institucionais, órgão essencial da Presidência da República que atua na coordenação política do governo, conduzindo o seu relacionamento com o Congresso Nacional, estados, municípios e a sociedade civil organizada, base para um novo modelo de desenvolvimento a partir de amplo acordo político e social.

Fonte da reportagem: http://www.sae.gov.br/brasil2022/?p=65
Fonte dos conceitos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia_organizacional
Livro: Ascenção e Queda do Planejamento Estratégico (2004 - Edição 1) - Mintzberg, Henry

Gabriel Marambaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário