terça-feira, 21 de junho de 2011

Propaganda Institucional

A propaganda institucional é um tipo de propaganda que não apresenta prioritariamente o produto e sim a imagem da empresa, visando explorá-la perante o público, visando disseminassão de ideias e influenciar a opinião pública. É utilizada de forma à criar um aspecto de confiança do público para com a instituição que a promove.

Surgiu no contexto da segunda guerra mundial, principalmente nos EUA, visando promover uma manutenção da imagem das empresas perante a opinião pública, mesmo que durante os conflitos da guerra os seus produtos não estivessem sendo produzidos ou chegando aos consumidores da mesma forma que chegavam anteriormente.

A propaganda institucional tem como propósitos: influenciar a opinião pública, criar uma imagem positiva da organização e modificar a imagem de uma instituição. Deste modo, como em qualquer outra ferramenta do marketing, quando executada levando em consideração a ética, proporciona que consumidores optem entre organizações concorrentes que atendam ou não aos interesses sociais.

Entretanto, Propaganda institucional de má fé é patrocinada normalmente por órgãos interessados em assumir um determinado poder, foi muito utilizada pelos nazistas na década de 30. no caso do Brasil na década de sessenta, o principal agente fomentador de propaganda institucional, para a manipulação de opinião foi o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), cuja função era manipular e preperar a opinião pública brasileira, para a derrubada do Presidente da República, João Goulart.






Fontes:
http://www.docstoc.com/docs/10311625/Propaganda-Institucional
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda_institucional

Gabriel Marambaia

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